Portas da cidade de Munique
Karlstor, Isartor e Sendlinger Tor são as três portas que ainda se conservam da antiga muralha da cidade de Munique.
Durante a Idade Média, Munique estava protegida por uma muralha, mas a contínua expansão da cidade fez com que ela tivesse que ser demolida no século XVIII. Durante seu período fortificado, a cidade contava com quatro portas de acesso, das quais se conservam três.
Karlstor
Originalmente conhecida como Neuhauser Tor e renomeada em 1797 depois da construção da praça Karlsplatz, a porta Karlstor contava originalmente com três torres.
A explosão da pólvora que era armazenada no local fez com que a torre do centro fosse demolida e a porta fosse reconstruída com um aspecto neogótico. Devido à sua localização, é uma das mais conhecidas da cidade.
Isartor
Construída em 1337 na zona oriental de Munique para oferecer acesso à cidade através da muralha medieval, a Porta de Isartor adquiriu o nome do rio Isar devido à proximidade com esse.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a porta foi seriamente danificada, mas foi restaurada para conservar seu aspecto original e ainda conserva belos frescos da época, além de ser a única porta da cidade que conserva sua torre original.
Em uma das torres está o museu dedicado ao humorista Karl Valentin, embora, para aqueles que não o conhecem, não seja muito interessante.
Sendlinger Tor
Localizada no extremo sul do centro antigo de Munique, Sendlinger Tor é a mais antiga das torres da cidade. Foi construída em 1318 como entrada para os comerciantes que viajavam à Itália.
A porta está ladeada por duas torres medievais e conta com um arco de grande tamanho para permitir a circulação de carros e dois de menor tamanho para os pedestres.